Uma pirâmide olfativa, de fragrância ou de perfume é um conceito utilizado para visualizar o ciclo de vida de uma fragrância. As diferentes notas são classificadas de acordo com a sua volatilidade para criar uma distinção clara entre cada fase.
Elas são organizadas em 3 grupos, da mais à menos volátil:
- Notas de saída: são as primeiras notas percebidas após a aplicação de um perfume. São compostas pelos componentes mais voláteis, que se evaporam muito rapidamente. As notas de saída têm curta duração, mas são intensas e marcantes. Elas apresentam a fragrância ao utilizador e funcionam como primeira impressão.
- Notas de coração: à medida que as notas de saída desaparecem, as notas de coração começam a surgir. São notas de transição que permanecem enquanto as notas de base se tornam perceptíveis. Normalmente são pensadas para suavizar as notas de base, que demoram mais a desenvolver-se e podem ser desagradáveis no início.
- Notas de base: as notas de base são o alicerce de uma fragrância. São aromas duradouros que geralmente formam acordes com as notas de coração. As notas de base são as responsáveis pela longevidade da fragrância e podem durar várias horas.
As notas são então sobrepostas como camadas, o que indica a cronologia do ciclo de vida. Isso é representado na forma de um triângulo, mas é conhecido coloquialmente como pirâmide.

